Cavalo pode ou não pode comer silagem de milho?
A silagem é um método bastante utilizado por criadores de animais, consiste no armazenamento de forragem, geralmente em sacos, de modo a preservar o conteúdo que passará por um processo de fermentação, para posterior alimentação dos rebanhos, além disso, a técnica garante pouca perda nutricional dos grãos.
A silagem de milho para cavalos é umas mais realizadas aqui no país, já que, a cultura do grão está presente em todas as regiões, permitindo que o produtor se sirva dos seus benefícios.
Nesse contexto, muitos criadores de equinos possuem dúvidas se o usar ou a silagem de milho para cavalos, considerando que os bovinos são quem melhor aproveitam a técnica.
Conheça mais sobre essa discussão!
Silagem de milho para cavalos pode?
O manuseio alimentar de equinos com silagem de milho provoca muitas controvérsias e opiniões divergentes entre profissionais da área.
É certo que, antes de tudo, é preciso conhecer o animal, considerando seu peso, suas atividades, sua idade etc, a partir disso, é possível estabelecer qual a necessidade aproximada de nutrição do animal.
A dieta deve fornecer todas as necessidades nutricionais dos cavalos, assim como, na propriedade ou baia ser disposto recipiente com água limpa à vontade para o animal.
Para atingir os nutrientes diários, as rações concentradas são as mais indicadas, entretanto, pesa no bolso de alguns criadores, por isso, alguns deles optam por complementar com a silagem de milho.
Além disso, a silagem de milho se apresenta como uma alternativa viável de ser utilizada durante os períodos de seca, já que, não há satisfatória disposição de capim durante as estiagens.
Entretanto, o uso da silagem de milho em cavalos deve ser realizado com cautela e com a adoção de cuidados, que são importantes para preservar um bom resultado. Antes de tudo, é preciso conhecer o processo de silagem, por isso, caso o criador não tenha conhecimento prévio da técnica, é primordial a consulta com um profissional da área.
A silagem de milho deve apresentar coloração amarelada, não excedendo 2,5 cm de tamanho, além de os grãos estarem quebrados ou machucados e bem acoplados ao silo.
Esses cuidados, garantem uma maior segurança do animal, visando também que o cavalo consuma quantidade satisfatória de amido de milho.
Todavia, a silagem de milho deve ser objeto de observação dos criadores, de modo a constatar se não há nada de errado, verificando se há presença indesejada de algum item no material, que podem contribuir para a proliferação de fungos e bactérias, se os grãos estão demasiadamente grandes, se há excesso de chorume e presença de mau cheiro.
Estes e outros possíveis problemas, podem acarretar consequências a saúde do animal, levando-o inclusive a morte, já que os equinos não possuem tantas habilidades digestivas, se comparados aos bovinos, por exemplo.
Ressalta-se que, a adoção de silagem de milho para cavalos deve ser preferencialmente utilizada naqueles que vivem soltos, já que estes poderão gastar com maior facilidade a energia fornecida pelo alimento.
Além disso, a silagem não deve ser oferecida mais que 4 vezes ao dia em pequenas quantidades, evitando assim a exposição a possíveis fungos e bactérias.
Equipe TudoVet